Qual o melhor tipo de chocolate para consumir? Qual devemos evitar? E a quantidade?
- Rafaela Maciel
- 28 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Por Caroline de Lima, nutricionista
Com a Páscoa se aproximando, surgem algumas dúvidas: qual o melhor tipo de chocolate para consumir? Qual devemos evitar? E a quantidade? Sendo assim, vou explicar melhor estas questões.
O chocolate amargo, com maior teor de cacau, é a melhor escolha. Rico em antioxidantes, magnésio e outros nutrientes, pode auxiliar na saúde cardiovascular e até mesmo melhorar o humor, devido à presença de alguns componentes que têm efeitos positivos no corpo e na mente. Um dos principais componentes é o triptofano, um aminoácido que é convertido em serotonina, conhecida como o "hormônio do bem-estar". A serotonina é um neurotransmissor que regula o humor, o sono e o apetite, e níveis adequados estão associados a uma melhora no humor e na sensação de bem-estar.
Já o chocolate branco, por ter maior quantidade de açúcar e gordura, deve ser consumido com moderação. O excesso desse tipo de chocolate pode contribuir para o ganho de peso e problemas de saúde a longo prazo.
A quantidade recomendada varia de acordo com o chocolate e a individualidade de cada pessoa, como idade, peso, nível de atividade física e saúde geral.
Em geral, dois pedaços pequeno de chocolate, de preferência com maior teor de cacau, variando de 20 a 30 gramas por dia, o que equivale a cerca de um a dois quadrados de uma barra de chocolate padrão, pode ser desfrutado sem culpa. Consumir mais do que essa quantidade pode levar a um consumo excessivo de calorias e gorduras, o que pode ser prejudicial à saúde, especialmente se não for combinado com uma alimentação equilibrada e atividade física regular.
O chocolate também pode atuar como um "comfort food", ou seja, um alimento que proporciona conforto emocional, o que pode contribuir para melhorar o humor em momentos de estresse ou tristeza. Mas lembre-se, aproveite esta data com moderação.
Feliz Páscoa!!!




Comentários