top of page

No Dia Mundial do Lúpus, a importância da conscientização sobre a doença

Lúpus mulheres Bragança Paulista

Nesta sexta-feira, 10, é Dia Mundial do Lúpus, doença que afeta o sistema imunológico, conjunto responsável pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação em todos os órgãos. O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é de 9 a 10 vezes mais frequente em mulheres entre 15 e 45 anos de idade, período compreendido, em geral, após a primeira menstruação e a pré-menopausa.

  

Quando a pessoa tem LES, pode ter diferentes tipos de sintomas em vários locais do corpo, que podem surgir de forma lenta e progressiva, em meses ou em semanas. Por isso, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a conscientização sobre a doença, sintomas e sinais de alerta. São reconhecidos 2 tipos principais de Lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas), principalmente nas áreas de que ficam expostas à luz solar; e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

 

 Alguns sintomas são: febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo, manchas na pele (lesões avermelhadas em maçãs do rosto e nariz), dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos, inflamação no rim e na pleura e hipertensão. Para o diagnóstico, é fundamental a realização de anamnese e exame físico completos e de alguns exames laboratoriais, que podem auxiliar na detecção de alterações clínicas da doença.

Comentários


Jornalismo feito por elas e para elas! Notícias e fatos importantes relacionados ao universo das mulheres de Bragança Paulista e região

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

©2025 por Elas em Pauta

Site de Notícias para mulheres

bottom of page