top of page

Curso na USP trará debates e reflexões sobre o papel das mulheres no trabalho policial


Crédito/foto: Adepom
Crédito/foto: Adepom

A Escola de Segurança Multidimensional (Esem), vinculada ao Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, oferece o curso gratuito A Mulher e o Trabalho Policial. As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro, e serão disponibilizadas 1.000 vagas para participantes de todo o País. Sob a supervisão acadêmica do professor Leandro Piquet Carneiro, do IRI, o curso acontecerá entre os dias 13 de outubro e 5 de dezembro de 2025, com encontros on-line sempre às terças-feiras, das 19 às 21 horas pela plataforma Zoom.

O programa busca promover reflexões e debates sobre o papel das mulheres no trabalho policial, destacando os desafios, conquistas e estratégias voltadas à igualdade de gênero e ao fortalecimento da segurança pública. O público-alvo são profissionais da segurança pública, policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, policiais penais, federais, guardas municipais, agentes que atuam em instituições de ordem pública, estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas em compreender o papel das mulheres na segurança pública.

De acordo com a doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Elida Braga, o programa será um espaço de troca de conhecimentos que olha para o papel das mulheres nas forças de segurança. “Vamos falar sobre tensões, a inserção feminina nesses espaços laborais e sobre como é possível o trabalho com equipes mistas para melhorar a segurança pública”, enfatiza Elida, que também é pesquisadora do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre mulheres na polícia e segurança pública e uma das coordenadoras do curso.

De acordo com ela, o curso não é apenas uma iniciativa de capacitação, mas um convite à transformação cultural das corporações policiais, enxergando a diversidade não como ameaça, mas como força de trabalho. “Uma instituição policial forte é aquela em que todos podem expressar suas opiniões, e onde a unidade é construída a partir da diversidade de pessoas que fazem parte dela”, salienta Elida.


Mais informações: (11) 95078 1081; canaldeduvidas_esem@usp.br

Serviço

Inscrições até o dia 10 de outubro pelo site: https://esem.org.br/pt/curso-mulher-etrabalho-policial/

Comentários


Jornalismo feito por elas e para elas! Notícias e fatos importantes relacionados ao universo das mulheres de Bragança Paulista e região

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

©2025 por Elas em Pauta

Site de Notícias para mulheres

bottom of page