Bragança Paulista inicia distribuição de canetas reutilizáveis para aplicação de insulina pelo SUS
- Rafaela Maciel
- 29 de mai.
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as canetas reutilizáveis aplicadas de insulina e os carpules (refis) de insulina NPH e Regular passaram a ser incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e já estão disponíveis para retirada nas farmácias das unidades de atenção primária à saúde do município.
Neste momento de transição, a distribuição está sendo feita de forma simultânea: tanto as canetas descartáveis quanto as reutilizáveis estão sendo fornecidas. Cada paciente insulino-dependente receberá uma caneta reutilizável para cada tipo de insulina prescrita. Ou seja, quem faz uso de insulina NPH e Regular receberá duas canetas que possui validade de três anos a partir do primeiro uso.
Após a coleta inicial da caneta, nas retiradas mensais seguintes, o paciente retirará apenas as carpules (refis) necessárias para o seu tratamento, utilizando a mesma caneta reutilizável já fornecida.
As canetas reutilizáveis são dispositivos modernos e seguros, de fácil transporte e convenientes, que permitem maior precisão na administração da dose de insulina. Outro benefício importante é que o refil de insulina, uma vez aberto, deve ser armazenado fora da geladeira por até quatro semanas, desde que em temperatura ambiente de até 30°C — o que oferece mais comodidade ao paciente.
Além disso, cada paciente receberá 30 agulhas descartáveis para cada caneta utilizada, sendo fundamental lembrar que as agulhas devem ser trocadas diariamente para garantir a eficácia e segurança do tratamento.
As substituições para os novos dispositivos serão feitas gradualmente, de acordo com o fluxo normal de retirada dos pacientes.




Comentários