Último fim de semana para visitar a exposição “Ocê Ano”
- Rafaela Maciel
- 25 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Com curadoria de Oscar D’Ambrosio, “Ocê Ano” foi aberta em março e reúne pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, arte têxtil, modelagem, instalação e videoarte. Com várias técnicas e materiais como plástico bolha, lona, madeira de descarte, vidro, alumínio, guizo de vara de pesca, azulejos, tiras de tecido, entre outros, os artistas do Grupo Matilha retratam a beleza das tartarugas marinhas, do peixe-boi, da água viva, dos coloridos corais, mas também a pesca ilegal e o pedido de socorro dos oceanos.
Além das obras individuais, o Matilha fez uma instalação coletiva especialmente para o Centro Cultural de Bragança Paulista, que lembra os rios voadores da Amazônia. A exposição conta também com artistas convidados: Bily Gibbons (um dos fundadores do Matilha), Tania de Maya Pedrosa (Maceió/AL), Frei Pedro Pinheiro (Itatiba/SP), Luka Fagundes (Socorro/SP), e os artistas bragantinos Ana Roberta Lima, Bia Raposo, Fábio Delduque e Nirceu de Bragança. O catálogo apresenta ainda reflexões dos críticos de arte Sandra Makowiecky e Carlos Perktold, que integram o Grupo.
A temática da exposição está alinhada à iniciativa Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), chamada de "Década dos Oceanos" (https://oceandecade.org/), que convoca pessoas de todo o mundo a se envolver e colaborar fora das suas comunidades tradicionais em favor dos oceanos e seus desafios de sustentabilidade. Por isso, durante a exposição, os artistas promoveram encontros temáticos, seguidos de visitação, e comemoraram o Dia Mundial da Água (22/03) com os estudantes.
Com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAC (Programa de Ação Cultural), o projeto “Itinerância Ocê Ano”, sob curadoria de Oscar D’Ambrósio, compreende diversos formatos: produção de um curta-metragem; atividades de formação e capacitação em formato virtual; catálogo completo da exposição, com mil exemplares impressos que serão distribuídos aos museus; e lives com 19 artistas do Grupo Matilha, onde compartilham o processo criativo das obras e suas conexões.
Exposição ‘Ocê Ano’
Período: até quarta-feira (01/05)
Local: Centro Cultural ‘Prefeito Jesus Adib Abi Chedid’ - Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 - Centro - Bragança Paulista/SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Informações: (11) 4034-6570




Comentários