VI Fórum da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres é realizado em Bragança Paulista
- Rafaela Maciel
- 14 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Reunindo especialistas para reforçar a luta contra a violência de gênero, foi realizado, na última quarta-feira, 13, em Bragança Paulista, o VI Fórum da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Especialistas na área do Direito destacaram a importância do evento para fortalecer ações de combate à violência contra a mulher.
Dando início às palestras, a Dra. Fernanda Furukawa, Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, falou sobre os 30 anos da Convenção de Belém do Pará, que definiu o conceito de violência contra a mulher e reforçou os direitos humanos nesse contexto. Ela destacou a importância desse marco para a criação de políticas públicas de proteção às mulheres, como a Lei Maria da Penha.
A instrutora da Escola Municipal de Administração Pública e da Academia de Formação em Segurança Urbana, Elza Paulínea de Souza, destacou que a participação neste fórum é extremamente importante para compartilhar informações, experiências e conhecimentos, visando fortalecer as ações de enfrentamento a violência contra a mulher.
Para o promotor de Justiça Criminal, Rogério José Filócomo Júnior, eventos como este são importantes, pois têm como objetivo o aprimoramento das instituições, das entidades, das forças de segurança e de todos que trabalham na proteção da vítima. “A mulher que é vítima de violência precisa de um atendimento qualificado. Hoje explanei sobre o relacionamento da promotoria criminal com o projeto Guardiã Maria da Penha, principalmente na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência. Essas medidas salvam vidas”, disse o promotor.
Para Fabíola Sucasas Negrão Covas, promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, é um grande orgulho ter participado do VI Fórum e que isso demonstra que Bragança Paulista tem cumprido um papel excepcional no estado de São Paulo. “Bragança foi pioneira em muitos projetos relacionados ao combate à violência contra a mulher. Para mim, este encontro representa a potência de muitos municípios unidos no enfrentamento a esse tipo de violência. Nosso objetivo, através de práticas de conscientização, é ter cada vez mais mulheres fortes e livres de qualquer tipo de violência”, finalizou.
Segundo a Coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Francine Pereira, o evento contou com aproximadamente 150 pessoas de diferentes setores da Administração Municipal e cidades como, por exemplo, Extrema, Campinas, Indaiatuba, Valinhos, Amparo, Socorro, Louveira, Jarinu, Piracaia e São Roque, consolidando Bragança Paulista como referência no combate à violência contra a mulher.




Comentários