“Sem Fim”, dirigido por bragantina e que já foi visto por mais de 13 mil pessoas, acontece neste sábado, em Bragança Paulista
- Rafaela Maciel
- 12 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Neste sábado, 13, a Confraria da Dança, de Campinas, chega a Bragança Paulista com o espetáculo “Sem Fim”. A montagem, livre para todas as idades, convida a plateia para um divertido passeio pela imensidão do universo. As desafiadoras perguntas que sempre instigaram a humanidade, "quem somos?", "de onde viemos?", "para onde vamos?", pontuam a montagem com graça e encantamento.
O espetáculo completa 10 anos de criação e circulação e já foi visto por mais de 13 mil pessoas. Tem em seu histórico premiações dos Editais ProAC 10/2012, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, e pelo Prêmio Funarte Petrobras de dança Klauss Vianna 2012. A montagem já realizou quase 70 apresentações no país.
Autora da dramaturgia, nascida e criada em Bragança Paulista, Diane Ichimaru revela que a partir dos questionamentos que assombram pessoas de todas as idades, "nos pusemos a brincar com nossos corpos para despertar a criançada a questionar, imaginar e recriar o universo ao redor".
Universo sem fim
Foi da leitura de um pequeno texto do poeta, ensaísta e filólogo italiano Giacomo Leopardi que Diane Ichimaru, da Confraria da Dança, teve a ideia de colocar em cena as questões filosóficas da existência. Tudo começou em 2007, e de lá para cá, a artista pesquisou e conceituou o que poderia, dentro da Filosofia, interessar a si e aos pequenos, já que é na infância que o humano se descobre parte de uma imensidão, de um universo infinito e essa constatação os enche de dúvidas e incertezas durante toda a vida.
O espetáculo “Sem Fim”, inédito em Bragança Paulista, é um híbrido: é dança, mas também é teatro, tem texto, mas tem movimentos, coreografia. O questionamento da frase “penso, logo existo” é o mote inicial de Sem Fim, que além de ter Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues em cena, conta com a exclusiva trilha musical de Rafael dos Santos, que mescla os gêneros erudito e antigo, acrescentando "pitadas” de música progressista, utilizando trompa, percussão, piano, viola, violino, contrabaixo e efeitos de sintetizadores.
Espetáculo Sem Fim
Quando: 13 de abril, sábado, às 17h.
Onde: Teatro Carlos Gomes - Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid - Rua Cons. Rodrigues Alves, 251 – Centro - Bragança Paulista/SP.
Entrada Gratuita
Ingressos disponíveis 1 hora antes na bilheteria do teatro
Duração: 50 min
Classificação: Livre




Comentários