Queijaria próxima à Bragança Paulista tem o queijo campeão do World Cheese Awards 2024
- Rafaela Maciel
- 20 de jan.
- 2 min de leitura

Sabemos que o queijo é uma iguaria muito apreciada, em suas mais variadas formas e tipos, no mundo todo e não é à toa que ganhou uma data para chamar de sua. Hoje, 20 de janeiro, é o Dia Mundial do Queijo. E tem um queijo, produzido pertinho de Bragança Paulista, que em 2024 conquistou a medalha de ouro no World Cheese Awards, realizado em Portugal, com a presença de 4200 queijos de mais de 40 países: o Gigante do Bosque Florido. Produzido por Heloisa Collins, queijeira e proprietária do Capril do Bosque, em Joanópolis.
Heloisa define o segredo do sucesso ter humildade, vontade interminável de aprender, muito estudo e experiências gastronômicas diversificadas. “E trabalho, trabalho e mais trabalho”. A jornada da empresária no ramo dos queijos começou há 46 anos, quando comprou uma propriedade em Joanópolis. “Nos primeiros anos, fazia queijos de leite de vaca tradicionais, como o frescal, queijo prato e muçarela. Nos anos 90, passei a produzir queijos finos com fermentos e mofos diferenciados e troquei o leite de vaca pelo leite de cabra. Em 2008, iniciei a comercialização e em 2011 recebi meus primeiros registros no SISP. Atualmente temos mais de 20 registros e cerca de 10 tipos de queijo em produção. Vendemos para todo o Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro”, destacou Heloisa.
O Gigante do Bosque Florido

“É um queijo diferente de todos os outros do Capril do Bosque. Sua massa é muito macia e elástica, resultado de um trabalho especial no tanque, prensa forte e maturação de 3 meses com fungos naturais da própria cave. Seu sabor é frutado, sem picância, mas com muita intensidade e personalidade”, descreveu Heloisa.
Além do prêmio conquistado em Portugal, o Gigante do Bosque Florido também foi premiado com a medalha Super Ouro no Mundial de Queijos do Brasil, em abril de 2024. “Ele é um menino prodígio, o primeiro prêmio aconteceu quando ele tinha 4 meses de existência e o segundo antes dele fazer um ano. Como mãe de um prodígio, fico muito orgulhosa”.

De acordo com Heloisa, o queijo estará novamente disponível para venda em março deste ano, tanto na Capril do Bosque, quanto no site.
“Estamos abertos ao público todos os dias, das 10h às 16h, para visita à criação e venda de queijos. Aos sábados, domingos e feriados recebemos no Capril Café para degustações de queijos de cabra e outras delicias feitas com queijos de cabra. Nossos queijos são queijos suaves, resultado de um manejo cuidadoso na estação de acasalamento”, destacou Heloisa.
(crédito fotos / divulgação)




Comentários