top of page

Qual é a importância de as mulheres saberem validar as próprias emoções?

Por Milaine Castro

Milaine Castro mulheres Elas em Pauta Bragança Paulista sentimentos emoções

Talvez em algum momento você tenha sentido ou presenciado alguma pessoa que esteja abalada emocionalmente. A forma como vamos agir sobre essa situação diz muito sobre como acolhemos nossas emoções, há pessoas que por intuito acolhedor tentam acalmar, confortar e permitir que o outro se expresse. Mas há quem ignore, permanecendo em silêncio ou verbalizando que a situação não é tão ruim quanto parece ou ainda podem pedir para parar de se expressar utilizando a famosa frase do senso comum “engole o choro”. Validar as emoções é se permitir sentir todas as emoções possíveis, seja em qual situação for, é importante reconhecer o que se sente.


Muitas vezes negligenciamos o que o outro sente porque necessariamente nós não nos permitimos sentir todo tipo de emoção. A emoção é todo sentimento que possui significado para nós, como por exemplo : ativo, temeroso, alerta, com raiva, ansioso, envergonhado, surpreso, aborrecido, desafiado, compassivo, confiante, curioso, corajoso, determinado, decepcionado, angustiado, desconfiado, impaciente, constrangido, com inveja, entusiasmado, frustrado, culpado, indefeso, desesperançado, hostil, magoado, interessado, inspirado, enciumado, solitário, amado, amoroso, sobrecarregado, orgulhoso, rejeitado,  triste, forte, encurralado, vingativo e muitas outras segundo Leahy (2021, p 8.)


Das emoções citadas acima, qual você sentiu hoje? Percebe que estamos acostumados a falar sobre se sentir felizes e nos esquecemos que nossas emoções vão muito mais além do que as emoções primárias que aprendemos. Validar nossas emoções é permitir que elas sejam sentidas, vividas, porque afinal de contas” viver é sentir” de acordo com o autor citado acima.


Validar os sentimentos de alguém é compreender quais sentimentos estão sendo expostos, é uma forma de expressar os sentimentos de forma verdadeira e autêntica. De acordo com Leahy (2021) podemos validar as emoções das pessoas com as seguintes afirmações: “Quero ouvir o que você está sentindo”, “Conte -me o que está passando.”, “Entendo o que está passando é difícil, para você, por causa do acontecimento.” ( Leahy, 2021, p . 25)


Nós mulheres tendemos a ser mais expressivas do que homens devido a inúmeros fatores fisiológicos, biológicos do nosso organismo principalmente em situações que envolvem o período ovulatório da mulher. Muitas de nós ficamos emotivas devido às alterações do nosso organismo e com isso surge a importância de validarmos nossos sentimentos. 


Acredito que devemos respeitar nossos sentimentos, são sentimentos importantes que precisam ser validados, muitas vezes por nós mesmas. Há muitas mulheres que se sentem indispostas ao período menstrual, há outras que possuem pico de energia e preferem liberá-las de forma esportiva. A validade dos seus sentimentos te permite viver com compaixão e simpatia consigo mesma.


Validar a si mesmo, contribuir para validar os sentimentos dos outros. Seja você mãe, seja você esposa, seja você amiga, seja você chefe e todas as infinidades de papeis que nós mulheres desempenhamos, validar as emoções é permitir que o outro sinta tudo aquilo que se tem direito.

 

Leahy, R.L. (2021) NÃO ACREDITE EM TUDO O QUE VOCÊ SENTE: identifique seus esquemas emocionais e liberte-se da ansiedade e da depressão. Editora Artmed.

 

Comentários


Jornalismo feito por elas e para elas! Notícias e fatos importantes relacionados ao universo das mulheres de Bragança Paulista e região

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

©2025 por Elas em Pauta

Site de Notícias para mulheres

bottom of page