PM reforça dicas de segurança nas caminhadas e corridas ao ar livre
- Rafaela Maciel
- 7 de mar.
- 2 min de leitura

Muitas mulheres vivem com o sentimento de medo e insegurança quando realizam atividades físicas ao lar livre, principalmente quando estão sozinhas. Esta sensação se potencializa em cada caso concreto de importunação sexual que é registrado, como ocorreu no último dia 23, no Bairro Vino Barolo, em Bragança Paulista, com uma mulher que fazia caminhada e foi surpreendida por um motociclista que a atingiu com um tapa em sua nádega.
No caso citado, a vítima foi até a Delegacia da Mulher para registrar boletim de ocorrência. As forças de segurança destacam a importância do registro para que medidas sejam tomadas, tanto para punir o agressor, quanto desenvolver ações estratégicas.
Em nota enviada ao Elas em Pauta, a assessoria de imprensa do 34º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo reforçou dicas de segurança que ajudam a evitar situações de risco:
Evite caminhar sozinho(a)
Sempre que possível, procure companhia para suas caminhadas. Além de tornar o trajeto mais agradável, estar acompanhado reduz o risco de abordagens indesejadas.
Escolha locais movimentados e bem iluminados
Dê preferência a parques, praças ou ruas com boa circulação de pessoas e iluminação adequada, especialmente em horários de maior movimento. Evite áreas isoladas ou desconhecidas.
Avise alguém sobre seu percurso
Informe um familiar ou amigo sobre o trajeto que pretende fazer e o horário aproximado de retorno. Caso aconteça algo inesperado, essa atitude pode facilitar a busca por ajuda.
Atenção ao aparelho telefone celular, pois é o objeto mais roubado/furtado.
Tenha um backup de suas senhas para bloqueio remoto de seus aplicativos, e do próprio aparelho.
Estipule limites para PIX, durante o dia e noite, anote o IMEI e guarde em um local de fácil acesso a você.
Mantenha-se atento ao ambiente
Evite o uso excessivo de fones de ouvido ou celular enquanto caminha. Estar atento ao que acontece ao seu redor ajuda a perceber situações suspeitas e agir com rapidez.
Em caso de emergência, peça ajuda imediatamente
Se sentir que está em perigo ou notar algo estranho, não hesite em buscar um local seguro e acionar as autoridades.
Ligue para:
190 (Polícia Militar)
153 (Guarda Municipal)
(11) 4033.7420 (Delegacia da Mulher)




Comentários