Nesta quinta-feira acontece bate-papo sobre “A mulher, seu cabelo e sua cor!” com trancista bragantina Simara Ray
- Rafaela Maciel
- 22 de jan.
- 2 min de leitura

No trançar dos cabelos a trancista bragantina Simara Ray não cria apenas penteados que são verdadeiras obras de arte, frutos do aperfeiçoamento e domínio de técnicas de mais de três décadas de atuação, como contribui para preservar e difundir uma herança cultural. Nesta quinta-feira, 22, Simara participará de um bate-papo, promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, com o tema: “A mulher, seu cabelo e sua cor!” que abordará o impacto das tranças na autoestima e na cultura dos indivíduos.
Além de trancista, Simara também é orientadora do curso: Técnicas de Tranças Afro, oferecido gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade do município. “Ser trancista é transformar, com habilidade e criatividade, os cabelos em verdadeiras obras de arte que valorizam a beleza natural e a identidade de cada cliente”, destacou a trancista que também desenvolve projetos voltados para as mulheres e crianças, que visam contribuir para a autoestima e valorização da identidade e da beleza natural de cada indivíduo.
Referências
As tranças estão na história de Simara desde pequena. A mãe de Simara, dona Juraci da Silva, tinha o hábito de levar as filhas para trançar os cabelos com uma profissional, um serviço que na época era caro e realizado apenas duas vezes ao ano. Esse contato despertou o interesse de Simara pelas tranças. “Quando criança, eu fazia tranças nas minhas bonecas e até em cabelos de milho, depois comecei a trançar o cabelo de minhas colegas de escola”.
Aos 10 anos, Simara mudou-se para Bragança Paulista, onde continuou a explorar sua paixão pelas tranças e pela ancestralidade negra. A revista "Raça" foi uma de suas principais fontes de inspiração, levando-a a recriar penteados.
Evento
O evento ocorrerá no Centro de Capacitação e Treinamento Wanda Lonza Del Roio, no Conjunto Habitacional Henedina Cortez (Rua Odilon Pupo Tiozzi, nº 51), e as inscrições gratuitas devem ser feitas no local.
Foto: divulgação




Comentários