Fórum da Mulher de Atibaia 2025 debate o enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica
- Rafaela Maciel
- 18 de jul.
- 2 min de leitura
Evento será realizado no dia 22 de agosto e reunirá autoridades, especialistas e sociedade civil no SEST SENAT

No dia 22 de agosto, Atibaia promoverá o Fórum da Mulher 2025, por meio da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que terá como tema “Vozes de Resistência: Combate ao Feminicídio e à Violência Doméstica”. O evento será realizado das 8h às 16h no auditório do SEST SENAT. De acordo com os organizadores, a proposta do Fórum é ampliar o debate, fortalecer a rede de proteção e garantir o aprimoramento do atendimento às mulheres em situação de violência. Além de promover um espaço de escuta e articulação entre os diversos setores que atuam na prevenção e enfrentamento da violência de gênero. A programação contará com mesas de discussão, apresentação cultural e uma vivência interativa com o jogo “No lugar dela”, que simula os desafios enfrentados pelas vítimas.
Dados
Em 2024, o Fórum da Comarca de Atibaia determinou 393 medidas protetivas. Enquanto neste ano, até o mês de maio, mais de 250 mulheres procuraram a Delegacia de Polícia Civil para registro de Boletim de Ocorrência, com crimes enquadrados na Lei Maria da Penha, sendo mais de 170 medidas protetivas judiciais.
Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Atibaia
A Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Atibaia é composta por representantes do poder público e da sociedade civil, entre eles a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), Departamento da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e o Projeto Guardiã Maria da Penha, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Civil do Estado de São Paulo, Núcleo de Atendimento à Mulher, Delegacia de Polícia Civil de Atibaia, além de institutos e entidades.
Programação do Fórum da Mulher de Atibaia 2025:
08h00 – Café e credenciamento08h30 – Apresentação cultural09h00 – Cerimonial de abertura10h00 – Mesa 1: “O campo sociojurídico no combate à violência doméstica”11h00 – Mesa 2: “O papel da Segurança Pública no combate à violência doméstica”12h00 – Intervalo13h30 – Apresentação cultural14h00 – Vivência: Jogo “No lugar dela”16h00 – Encerramento
O auditório está localizado à Rua das Juçaras, n° 110, no Jardim das Palmeiras, com abertura oficial prevista para às 9h.
Acolhimento e apoio às mulheres em Atibaia
O Centro de Referência da Mulher (CRM) em Atibaia é um espaço dedicado a oferecer acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Por meio de atendimento psicossocial especializado, orientação jurídica e encaminhamentos à rede de proteção, o CRM proporciona suporte essencial para que as vítimas recebam o amparo necessário e a orientação para superar essas adversidades.
O CRM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Bonifácio, n.º 49, Centro. Para mais informações ou agendamentos, o telefone disponível é (11) 4402-2716.




Comentários