FLiB 2025 promove a literatura com programação gratuita em Bragança
- Rafaela Maciel
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
De 21 a 23 de agosto, a segunda edição do Festival Literário reunirá autores, lançamentos e atividades para todas as idades

Bragança Paulista se prepara para receber, de 21 a 23 de agosto de 2025, a segunda edição do FLiB – Festival Literário de Bragança Paulista. O evento gratuito, organizado pela Academia Bragantina de Letras (ABL), acontecerá no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid e promete movimentar a cena cultural da região com uma intensa programação dedicada à literatura.
O Festival chega à sua segunda edição com a expectativa de consolidar-se como um marco no calendário cultural regional. Tudo isso graças à grade diversa, reunindo palestras, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, exibições de filmes, além de oficinas para crianças. O objetivo é claro: fomentar o acesso à cultura, valorizar a literatura como ferramenta de transformação e diálogo.
“O FLiB é uma plataforma de encontro e troca para entusiastas e novos descobridores da leitura. É uma alegria receber os leitores habituais, mas, é ainda mais especial acolher as pessoas que não têm o hábito da leitura, pois o Festival é o momento para essas descobertas, esse encantamento”, afirma Lúcia Ribas, presidente da ABL.
O FLiB deste ano marca a celebração dos 20 anos da Academia Bragantina de Letras. “Todos os acadêmicos estão animados, preparando o festival com muito carinho. Não poderíamos pensar em uma comemoração melhor: uma festa literária para quem ama o mundo dos livros”, finaliza Lúcia.
Em 2024, a primeira edição superou as expectativas e atraiu mais de duas mil pessoas durante os três dias de evento. “Para 2025 projetamos um crescimento de 75% no número de visitantes. O aumento significativo é impulsionado pela ampliação das atividades e pelo engajamento da comunidade local e regional”, explica Lúcia.
Um dos diferenciais do evento é o incentivo à circulação de obras literárias: a ABL não cobra taxas sobre a venda dos livros e disponibiliza gratuitamente o espaço para os expositores. A montagem e desmontagem dos estandes de venda são de responsabilidade dos próprios livreiros, que contam com estrutura adequada dentro do Centro Cultural.
A parceria com escolas da rede municipal e particular também é parte essencial da proposta do festival. Alunos de diferentes idades são convidados a visitar o evento e participar de atividades interativas, ampliando o repertório cultural e despertando o interesse pela leitura desde cedo. O ganho é imediato: estímulo à imaginação e criatividade, assim como a ampliação do repertório cultural e conhecimento de mundo.
留言