Exposição “Sementeira” ocupa espaços comunitários e realiza evento aberto à população
- rafaelaberaldomaci
- 24 de abr.
- 3 min de leitura

No dia 10 de maio, a partir das 9h, acontece o evento que celebra o encerramento da temporada da exposição de artes visuais interativa “Sementeira” no ECOA – Espaço de Convivência e Aprendizado. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o acervo da exposição, os trabalhos educativos desenvolvidos pela instituição, além de participar de vivências brincantes, como coco, ciranda, bumba meu boi, conduzidas pelo Grupo Curiá. Um evento para crianças de todas as idades.
Esta iniciativa faz parte do projeto cultural “Sementeira” que promove um diálogo entre literatura, cultura popular e universo das infâncias para o incentivo à leitura, inspirados pelo conto infantil “Tita e a semente griô”, de Jussara Reis, educadora, idealizadora e coordenadora do projeto. Em sua segunda edição, com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc, a exposição foi adaptada para uma versão itinerante para ocupar espaços descentralizados, de relevância histórica e comunitária como associações sem fins lucrativos e escolas públicas, e assim promover um diálogo entre a produção artística-cultural e comunitária valorizando a criação dos educadores, crianças e jovens.
Exposição Sementeira

Com quantas histórias se constrói um livro? Como uma grande colcha de retalhos esse trabalho teceu, com muitas mãos, os fios das histórias, memórias, registros, pesquisas, mulheres, artes que inspiraram a criação do universo simbólico de “Tita e a semente griô”: baseado na natureza, ancestralidade e cultura popular brasileira, proporcionando diálogos com outros trabalhos e diversas participações especiais. A proposta interativa se destaca com jogos, painel, tenda, espaço para leitura com obras de autores negros e indígenas, além da escultura “Serpente Encantada”, confeccionada exclusivamente para o projeto pelo artista plástico bragantino Fernando Mucedola e a costureira Reneide Rosa. Com mais de seis metros de comprimento, é sucesso entre as crianças.
Participam da exposição: Jussara Reis; Fernando Mucedola; Isabella Guizalberti; Angela Maria Dominici Silva; Reneide, A Costureira; Wilson Martins e Réka Dartte. Obras do acervo de Angela Ayni também estarão disponíveis para o público conhecer.
Sinopse do livro “Tita e a semente griô”

O encontro entre uma menina e uma semente revela histórias e memórias de tempos diversos: de ontem, de hoje e do amanhã. Tempos, guardados pela terra e cultivados pelas suas raízes, que nos convidam a deixar os pés descalços para trilhar nessa fascinante aventura.
Ecoa - Espaço de Convivência e Aprendizado
Associação sem fins lucrativos, fundada em 2007 que desenvolve ações socioeducativas para o público infantojuvenil em duas unidades localizadas nas regiões da Penha e Tanque do Moinho, em Bragança Paulista. Na Unidade Parque Ecológico Tanque do Moinho, a coordenação pedagógica é realizada pela pedagoga Mariana Pinheiro, também responsável pela co-produção do projeto “Sementeira” na instituição.
Grupo Curiá

O Curiá, sediado na região Bragantina, faz espetáculos brincantes, vivências e oficinas, para crianças e famílias, inspirados nas tradições do povo, de norte a sul do Brasil, como bumba meu boi, coco de roda, ciranda, carimbó, congada, boi de mamão, frevo, maracatu e muitas outras. Curiá brinca de cantar, dançar e tocar. Seu repertório musical é composto por canções autorais e da tradição.
Visitas agendadas para grupos
Grupos escolares e de instituições ainda têm oportunidade de conhecer a exposição no ECOA – Unidade II (Parque Ecológico Tanque do Moinho) até dia 09 de maio e participar de uma programação exclusiva com visitas mediadas e rodas de leitura conduzida pela escritora Jussara Reis, além de espaço e tempo para o brincar livre ao ar livre.
Agendamento com Mariana: (11) 9 1979-0703
Período: até 09 de maio | segunda a sexta, das 08h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h.
SERVIÇO - EVENTO DE ENCERRAMENTO ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL
Encerramento da temporada “Sementeira” no ECOA
Data e horário: 10 de maio – das 9h às 12h.
10h: Vivências brincantes com Curiá
Endereço: Ecoa – Unidade II: Alameda Quinze de Dezembro, 1980 - Parque Ecológico Tanque do Moinho, Bragança Paulista/SP (acesso ao lado do portão da Sabesp).
Comments