Eleição 2024 - Mulheres são maioria do eleitorado e minoria entre candidatos em Bragança Paulista
- Rafaela Maciel
- 11 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

O Brasil tem 8 milhões de eleitoras a mais e o voto feminino deve decidir o resultado das eleições municipais em 6 em cada 10 cidades brasileiras, de acordo com o TSE. Bragança Paulista segue este cenário nacional. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, em julho de 2024 Bragança Paulista registrava 129.301 eleitores. Destes, 53% são mulheres.
Mesmo sendo maioria do eleitorado, as mulheres continuam sendo minoria entre os candidatos. No último dia 5, foi o prazo final para os partidos registrarem as candidaturas aos cargos municipais do Executivo e Legislativo. De acordo com as ata enviadas pelos partidos, 374 pessoas concorrerão ao cargo de vereador. Deste total, 254 (68%) são homens e 120 (32%) são mulheres. Já aos cargos do Executivo, dos 5 candidatos que concorrerão ao cargo de prefeito, 4 são homens, uma mulher.
A atual Câmara Legislativa de Bragança Paulista conta com a maior composição de mulheres da história da cidade, mesmo assim, elas representam 26% dos cargos (são 5 mulheres e 14 homens).
Esta é a primeira eleição municipal sob a Lei 14.211/2021 dispôs, também, sobre os debates eleitorais em eleições proporcionais. Agora, além de ser necessário assegurar a presença de candidatas e candidatos ao mesmo cargo de todos os partidos, também é preciso respeitar a proporcionalidade entre homens e mulheres (mínimo de 30% para cada gênero). E também sob a Emenda Constitucional n. 117/2022 que estabeleceu que cada partido deva disponibilizar recursos do Fundo Eleitoral, do Fundo Partidário e tempo gratuito de rádio e televisão respeitando o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% entre homens e mulheres, mesmo percentual especificado para o registro de candidaturas de cada gênero




Comentários