Cleide Simões, gestora do Instituto Embelleze: uma história de desafios e sucessos
- Rafaela Maciel
- 2 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2024

A história profissional de Cleide Simões, gestora do Instituto Embelleze de Bragança Paulista, se assemelha a de muitas mulheres brasileiras que, como mães, tiveram que, em algum momento, readequar sua vida profissional para cuidar da família. E foi no setor da beleza que Cleide teve a ensejo de retornar ao mercado de trabalho e fazer uma carreira de sucesso. Hoje, sob sua gestão, o instituto já formou centenas de alunos que, assim como Cleide, viram na beleza uma oportunidade de conquistar o sucesso profissional.
Natural de Itajubá, Minas Gerais, em 1997, Cleide, seu marido e filhos mudaram-se para Bragança Paulista. Na época, era mãe de duas crianças pequenas e estava grávida do terceiro filho, e trabalhar fora de casa acabou não sendo uma opção para Cleide e por isso chegou a fazer alguns trabalhos de artesanato. Em 2001, nasceu Roberta, sua filha caçula. Com quatro crianças pequenas, Cleide decidiu fazer um curso para ajudar na renda da família. “Quando eu trabalhava em São Paulo, eu sempre passava esmalte nas unhas das minhas amigas, então pensei: por que não fazer um curso de esmaltação e me aperfeiçoar? Arrumei um canto da minha casa e comecei a atender as mulheres que moram na vizinhança. Fiz isso por cinco anos e até que uma colega me convidou para trabalhar em um salão”, contou Cleide.
O Instituto Embelleze passou a fazer parte da vida de Cleide em 2012, quando recebeu o convite para dar aula de manicure. “Passei no teste prático e, ao longo da minha jornada, fui me aperfeiçoando, estudando e sempre me mantendo atualizada. Em 2017, comecei também a dar aula de cabeleireira. Posso dizer que atuar na área de beleza é um caminho sem volta. Você se envolve, quer saber mais, quer aprender. Creio que eu tenha mais de 70 certificados. É uma área que, para ser um bom profissional, você tem que se manter atualizado e conhecer as mais diferentes técnicas”.
Em 2018, Cleide recebeu o convite para ser gestora do Instituto Embelleze. “Confesso que fiquei receosa, achei que era uma responsabilidade muito grande, mas encarei o desafio. Desde que assumi como gestora, por opção, mantive ativa a função de professora e eu não parei de ensinar os alunos, pois acho muito importante você conhecer o seu público, saber a história de vida, e isto me mantém conectada com todos os setores do negócio”, destacou Cleide.
Dois anos após assumir a gestão do Instituto Embelleze, Cleide teve que passar por um grande desafio, a pandemia da Covid-19. “Foi um período difícil tanto financeiramente, quanto emocionalmente. Ter que fechar as portas por um tempo e ficar em casa, não poder ajudar os alunos e professores que dependiam do funcionamento do instituto e ficar sem receita por um tempo foi bem difícil e cheguei a ter início de depressão”, relembrou Cleide. “Quando fomos autorizados a reabrir a escola, cheguei a questionar se continuava ou não com o Instituto. Porém, pensei nos mais de cem alunos que estavam esperando pra voltar. Não tinha como abandoná-los. Eles estavam precisando tanto da nossa volta. Foi então que abrimos as portas e voltamos à todo vapor. Ainda tivemos desafios relacionados à pandemia, mas conseguimos superá-los com persistência e focando nos alunos”. Outras pessoas também precisavam da atuação do Instituto Embelleze, como é o caso das comunidades mais carente e das pessoas em situação de rua que recebem cuidados básico com cabelo, unhas, sobrancelha, etc. por meio dos trabalhos sociais desenvolvidos pelo Instituto, e carinhosamente chamamos de Dia da Beleza.
Hoje, o Instituto Embelleze já formou centenas de alunos na unidade de Bragança Paulista nos cursos de: cabeleireiro, massagem, manicure e pedicure, alongamento, design de sobrancelhas, aplicação de cílios, micro pigmentação, entre outros. Todos os cursos são profissionalizantes e certificados com validade nacional e internacionalmente. Um ponto interessante é a presença de alunos de outras regiões próximas à Bragança, como Extrema, Socorro, Pinhalzinho, Piracaia, em todas as turmas, confirmando que, vale a pena o esforço de distância e contratempos de estrada. “Muitas pessoas que estudaram conosco estão no mercado e tendo sucesso. O mercado da beleza gera muitas oportunidades e bons rendimentos. É o setor que mais cresce no país. Afinal, quem não gosta de se sentir bem? E promover a beleza é promover a autoestima na pessoa e isso é essencial para vida do ser humano”, finalizou Cleide.




Comentários